terça-feira, 27 de outubro de 2009

Formula 1 em 2009

O ano de 2009 para fórmula 1 foi um ano cheio de novidades e estranhas coincidências. Fato é, muitas coisas estranhas aconteceram em um ano que quase não tivemos 10 equipes para compor o grid e, ainda durante esse mesmo ano, as equipes ameaçaram romper com a FOM para montar um novo campeonato no ano de 2010.

Alguns fatos sobre a F1 em 2009:

- A crise económica mundial fez com que equipes e montaras reavaliassem a viabilidade dos investimentos no esporte.

- Uma equipe estreante sagrou-se campeã (a quantos anos isso não acontecia?)

- As equipes do pelotão de elite nem entraram na disputa do campeonato! (construtores e pilotos)

- Todas as pequenas equipes obtiveram bons resultados, nem que seja em apenas uma corrida com pódio!

- As equipes ameaçaram romper com a FOM caso a FOM não cedesse em alguns pontos impostos para o próximo campeonato!

- A poucas semanas do inicio da temporada 2009, não se sabia ainda se tinha definido ao certo as 10 equipes que iriam compor o grid (10 é o numero mínimo de equipes sendo regulamento e esta dúvida existia pelas dificuldades encontradas para encontrar alguém para assumir a antiga equipe Honda)

- Mesmo em um ano de crise económica, a FOM conseguiu vários parceiros interessados em criar novos times para disputar o mundial de 2010.


Algumas perguntas:

- Após muitos anos de domínio completo de um conjunto seleto de equipes de elite, como pode uma equipe "nova" e praticamente sem patrocínio e "definida"a poucas semanas antes do inicio da temporada ser a equipe campeã?

- E se as equipes pequenas, tais como, FI, RBR, STR, Toyota não tivessem o bom desempenho que tiveram alguém se interessaria em criar uma nova equipe para disputar e F1 a partir do ano que vem? Quer dizer, teríamos as três novas equipes para o ano que vem? Ou seja, é possível alguém querer investir em um esporte de elite em que as equipes fora do pelotão de elite só conseguem um bom resultado caso alguma zebra aconteça!?




É, eu não acredito em papai noel! Eu acredito em coincidências! Mas sempre desconfio um pouco!

Por um lado as equipes que estavam no limite da paciência com a FOM, que vinha "ditando" o circo como quer! Sem respeitar os reais interesses do esporte! Por que afinal de contas, o que vale mesmo é ganhar dinheiro e poder! O esporte mesmo é o de menos!


Por outro lado, vem a FOM, que precisou dar algumas passos para trás e ceder a pressão das equipes. Entretanto, para não depender exclusivamente de um grupo de proprietários de equipes, com seus respectivos "egos", a FOM optou por buscar uma diversificação nos seus parceiro atraindo "novos" (novos aqui pode ser lido como velhos também) parceiros no esporte para reduzir o risco de fim da F1 em caso de uma bebandada das equipes existentes!


A estratégia da FOM tende a ser uma boa estratégia para redução dos riscos! Entretanto, se as novas equipes não forem bem geridas e monitoradas pela FOM, como "startups" encubadas na F1, o tiro pode sair pela culatra! O que pode derrubar a credibilidade FOM e consequentemente fazer com que a FOM perca um pouco de poder dentro desse circo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário